FREE $20 RP
Download the Blitz Esports App.
Learn More
CBLoL

Playstyle Breakdown: O Shen Support que é quase Permaban contra o time no topo do CBLoL

By Renato "Shakarez" Perdigão
Aug 19, 2017
Explicamos em detalhe o temido pick de suporte da INTZ.

To view this article in English, click here.

Para alguém de fora, o nome INTZ pode parecer familiar - eles eram a equipe ‘wildcard’ que conseguiu tirar um jogo dos titãs chineses Edward Gaming no último campeonato mundial em 2016.

Contudo, para o fã mais investido, que inclui a maioria dos fãs brasileiros, INTZ é sinônimo de dominância regional, uma equipe que ganhou 3 títulos de CBLoL em 5 disputados e está consistentemente no topo da classificação, com vários elencos diferentes.

À medida que CBLoL entra nos playoffs, a INTZ ocupa o primeiro lugar na temporada regular, e os especialistas os apresentam como favoritos para representar o Brasil no cenário internacional mais uma vez.

Os líderes da fase regular ainda jogam principalmente em torno de picks do meta atual, mas têm um truque na manga: Shen Suporte. A INTZ está 4-0 com essa escolha e rapidamente se tornou o campeão mais banido contra eles. O Brasil mantém o Shen Suporte fora das mãos da INTZ a todo o custo, vamos entender porquê.

A VANTAGEM DO FLEX

Nas mãos da INTZ, o Shen se torna um flex pick. Em algumas situações, eles escolhem o Shen cedo e esperam para ver mais da composição adversária antes de decidir em que posição ele vai ser jogado. O top laner Ayel ainda não jogou com o campeão, mas é provável que ele saiba jogar visto que o seu leque de campeões é vasto

Vimos essa estratégia ser usada no primeiro jogo da INTZ com Shen Suporte. Depois de ver a RED Canids escolher Rumble, eles mandaram o Shen para suporte e responderam na top lane com Camille. A Camille é pressionada cedo, mas consegue sobreviver e dar outscale ao Rumble, eventualmente se tornando na maior ameaça na rota lateral.

A flexibilidade do Shen deu à INTZ a oportunidade de trocar um confronto sem intensidade numa composição favorável para split push.

FASE DE ROTAS

Como Suporte, o Shen tem uma performance melhor do que o esperado. Ele funciona melhor contra os supports melee onde o Shen se pode aproximar e usar o seu Q em trocas. Acertar o provocar é também mais fácil. O Patch 7.8 viu nerfs ao dano do Q do Shen contra tropas, mas em troca recebeu um pequeno buff ao seu dano contra campeões (e um que não depende do nível da habilidade, visto que escala com o nível do campeão).

O ‘Refúgio Espiritual’ é de grande valor em trocas curtas para bloquear ataques básicos e também bloqueia stacks da passiva do Braum e do Tahm Kench. Contra Suportes Ranged, pode ser mais complicado, mas ter energia em vez de mana quer dizer que o seu sustain na lane é mais forte, e deixa-o usar a ‘Barreira de Ki’ para negar bastante poke.

O seu dano em all in consegue ser cerca de 50% da vida de um inimigo, usando o taunt + 3 ataques básicos com o seu Q. Se juntarmos o Incendiar (que o Jockster leva sempre para jogar a lane de forma agressiva),estamos falando de 60-65%. Isso é poder de all in que poucos suportes têm, e o sucesso da INTZ mostra isso. Em três dos seus quatro jogos, a INTZ saiu na vantagem da bot lane, com first blood em dois jogos e até virando uma situação 2x3 em seu favor em outro jogo.

SHEN SUPORTE EM COMPOSIÇÕES DE SPLIT PUSH

Shen Suporte pode providenciar alguma pressão no draft e vantagens no início da fase de rotas, mas a verdadeira chave de como a INTZ usa o campeão é como ele trabalha com um split pusher. Ayel é um jogador que brilha na função de split push e desde que se juntou à INTZ no split passado que a equipe tem usado composições de split push como uma das suas identidades principais. Aliás, a Fiora foi banida em 50% dos jogos da INTZ. Isso é o que torna o pick de Shen Suporte seja mais valioso para a INTZ do que qualquer outro suporte de engage.

Vamos dar uma olhada para ver como a INTZ faz o setup contra campeões mais dominantes na rota do topo para ajudar o seu split pusher a crescer no jogo e ter sucesso.

Em um dos seus jogos conta a RED Canids, a Camille da INTZ está num match up díficil, conta o Rumble. Como referido anteriormente, se a Camille sobreviver a fase de rotas, eventualmente ela irá dar outscale e se tornará numa ameaça no split push, mas precisa de ouro suficiente para virar o confronto.

O top laner da INTZ não consegue ainda ganhar duelos, mas a presença do Shen permite ao Ayel forçar a luta e começar a construir uma vantagem mais cedo que o esperado.


Noutra situação nesse mesmo jogo, a Camille é pega na rota de baixo, mas a chegada do Shen e o ultimate da Camille ganham tempo suficiente para o resto da INTZ aparecer e salvar o seu split pusher, conseguindo uma kill antes de fazer o recuo.


Noutro jogo de Shen Suporte, dessa vez contra a ProGaming, o Jockster pega nível 6 e imediatamente vai para o mato e ulta a Fiora do Ayel, permitindo que ele jogue de forma agressiva para matar o Rumble sem Flash.


A Fiora está agora confortavelmente na frente e pressiona o Rumble na sua segunda torre. A ProGaming tenta punir isso ao tentar um 3x1, mas o Jockster chega com o seu ult na Fiora. O escudo e a presença de um membro extra permite à INTZ virar a luta e quase pegam abates, forçando três membros da equipe adversária para a base e ganhando controle do mapa.


No geral, Shen Suporte transforma a dinâmica de uma composição split push, ele habilita o split pusher para forçar duelos ou dives e geralmente permite ao split pusher tomar mais riscos, visto que ele pode entrar para virar situações desvantajosas. ‘Manter a União’ funciona como um ultimate de Soraka, com o bônus de trazer um companheiro para providenciar controle de grupo e dano extra.

A INTZ desenvolveu também uma forma de atribuição de rotas diferente com essa escolha de suporte. Eles separam os membros no mapa com um 2-2-1 nas rotas por exemplo, quando o adversário reage e ataca o ponto mais avançado o Shen entra para proteger, e o Ayel junta-se com teleport, ficando com 4 membros da INTZ para defender o ponto de pressão enquanto o seu AD Carry fica a empurrar uma rota vazia levando uma torre. Tipicamente a INTZ escolhe campeões que empurram facilmente a rota, como Varus ou Xayah que podem aproveitar essa estratégia.

TEAM FIGHTING

Além do seu papel como ajudante ao split push, o Shen consegue cumprir diversas funções em lutas. Se falta engage, uma combinação de ‘Corrida das Sombras’ com Flash é a melhor forma de iniciar e surpreender a oposição. O Shen também consegue facilitar o papel de um bruiser para chegar perto da equipe adversária com o escudo do seu ultimate, garantindo que eles não explodem imediatamente. Finalmente, ‘Manter a União’ e ‘Refúgio Espiritual’ podem ser usados para proteger a backline.

CONCLUSÃO

O Shen pode ser mais limitado que outros suportes em alguns aspetos. Existem melhores suportes de engage como Alistar ou Rakan, melhores campeões de pick off que não dependem tanto do flash como o Thresh ou melhor proteção de backline como Lulu ou Janna. Mas o Shen pode contribuir mais para a identidade de split push da INTZ de formas que nenhum outro suporte pode. É um caso único de um campeão servindo o meta de uma equipe.

A equipe aprendeu como utilizar o suporte Shen e transformou-o em uma verdadeira dor de cabeça para os seus oponentes. Várias atualizações passaram desde que eles usaram o campeão pela última vez, e como o meta mudou mais para composições centradas em teamfight e suportes encantadores, a atualização 7.16 não favorece tanto o split push. No entanto, se ele passar nos playoffs sem ser banido, pode esperar que a equipe no topo do CBLoL escolha fugir ao meta intrepidamente mais uma vez.

CBLoL
INTZ
Renato "Shakarez" Perdigão profile
Renato "Shakarez" Perdigão
Shakarez has done work as a content manager for guide websites and also as a league analyst. As an enthusiast of good League, he usually rants about how teams are doing it wrong or instead talks about tank Karma being a great troll pick.
Subscribe to our YouTube channel!